Qual Linguagem de Programação Aprender: um Guia Completo para Iniciantes na Tecnologia

Milhões de pessoas em todo o mundo podem interagir e debater sobre programação, para que você possa fazer perguntas abertamente e resolver seus problemas, publicar seus projetos e obter feedback. Para começar no freeCodeCamp, você pode entrar no site do currículo e se inscrever. Então, você terá acesso completo ao currículo de mais de 3 mil horas, que pode levá-lo do zero ao conhecimento, do novato ao ninja, do iniciante ao especialista em programação. Por outro lado, linguagens como JavaScript, Python, C++ e Java, são todas linguagens de programação “oficiais”, já que lidam com funcionalidades complexas e interatividade. O último é o Go, uma alternativa Java e C++ projetada pelo Google.

  • Além disso, ela também conta com uma comunidade em crescimento e frameworks que auxiliam no desenvolvimento.
  • Ainda, aprender lógica de programação é um passo fundamental para que você seja capaz de resolver problemas.
  • Atualmente possuo dois cursos super completos de HTML e CSS, que vão desde o básico até o avançado das linguagens.

Ruby

O conhecimento adquirido ao aprender essas linguagens pode abrir portas para oportunidades profissionais e expandir o horizonte do programador. Fora isso, o Hackr.io tem um blog que oferece conteúdos com dicas sobre programar com linguagens de programação, assim como respostas para a as perguntas dos usuários. Comece escolhendo qual linguagem de programação você quer aprender.

Quais são os tipos de linguagens de programação?

Uma das principais razões para aprender uma linguagem de programação é a possibilidade de criar e desenvolver soluções tecnológicas. As linguagens de programação são a base para a criação de aplicativos, websites, sistemas de software e muito mais. Ao dominar uma linguagem de programação, você adquire a capacidade de transformar suas https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html ideias em realidade, desenvolvendo projetos e soluções inovadoras. Criado em 1991 Python é uma das linguagens de programação mais populares hoje e é fácil para iniciantes aprenderem devido à sua sintaxe simples. É uma linguagem de programação popular para Data Science, Machine Learning, Inteligência Artifical e Aplicativos da Web.

Melhores Tutoriais para aprender PHP em 2024 (Recursos Gratuitos e Pagos)

A linguagem de programação Swift está entre uma das mais recentes a surgir no mercado. Inicialmente, quando foi lançada, a Swift era uma alternativa à Objective-C – a principal linguagem para produtos Apple. Em termos de oportunidades de trabalho, ter proficiência em C++ é necessário para muitos profissionais de TI, como desenvolvedores de software e arquitetos de programação. Sendo assim, em vez de importar OpenAI de openai, importaremos ChatOpenAI de langchain_openai. Dessa forma, solicitamos a API de chat diretamente do LangChain, que já possui camadas para facilitar chat.

qual linguagem de programação aprender

Você verá uma definição rápida de cada uma delas, quais são seus usos e também o nível de dificuldade de cada uma delas. Você pode usá-lo em outros dispositivos, mas seu grupo-alvo é definitivamente os sistemas operacionais da Apple. Se esse não é o seu objetivo, talvez não seja a melhor ideia aprender essa linguagem de programação. Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas e informações sobre como aprender a programar gratuitamente como iniciante. Também indicarei plataformas e recursos de aprendizagem gratuitos. O C, embora uma das linguagens mais antigas, continua a manter sua posição no cenário dos sistemas operacionais e no desenvolvimento de software em níveis mais baixos.

Python e Java: linguagens mais populares

Agora, se você pretende trabalhar com Inteligência artificial e Machine Learning, a linguagem Python é uma excelente opção para você. Algumas pessoas o utilizam de modo intercambiável com “programar”, enquanto outros argumentam que eles não são totalmente iguais. Java se sente como o avô de todas as linguagens de codificação, mas na realidade não é tão antigo quanto C++. Embora muitos o considerem ultrapassado, ele ainda é usado em todo o mundo e em todos os tipos de dispositivos. Também é totalmente interoperável com Java, o que o torna um substituto direto para Java.

Java

Você pode aprender com a internet, lendo livros, cursando uma faculdade ou, o que na minha opinião é a melhor opção em custo-benefício, com cursos rápidos! Nesse caso, sim, você terá que gastar um pouco, mas esse valor não será nem 1% do que você pagaria a uma universidade, por exemplo. Para você, eu recomendo procurar Além das linguagens de programação, criatividade é exigência no desenvolvimento web tecnologias e frameworks auxiliares ao JavaScript e CSS. Entre essas tecnologias, destaco o jQuery e o Bootstrap que, para os iniciantes, são duas tecnologias incríveis. Conforme você for avançando nessa carreira, busque também aprender sobre frameworks JS mais avançados, como o AngularJS, o React, o Vue e por aí vai.

  • Se você realmente está interessado em aprender a programar, mas é leigo na área.
  • É uma linguagem muito usada em Data Science, Machine Learning, Inteligência Artificial e no desenvolvimento de web e aplicativos, como o Instagram.
  • Dominar a CSS é um desafio por si só e é uma habilidade crítica para todos os desenvolvedores web.
  • O TypeScript é um superset de JavaScript que adiciona tipagem estática à linguagem, tornando o código mais robusto para grandes projetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.